domingo, 29 de março de 2009

A lógica e seus estudiosos

O estudo da lógica está muito presente na computação, mas não é de hoje que se estuda lógica. Estudiosos como Aristóteles, George Boole e Gotlob Frege tiveram contribuição muito importante para o estudo da lógica, e é sobre esses estudiosos e a lógica que falarei hoje.

Aristóteles foi o primeiro cientista a estudar e criar um conceito de lógica, no caso, ele se baseia em suposições, deduções e proposições. De forma simples, através de duas proposições é possível se chegar a uma conclusão lógica, por exemplo:
1- Todos os homens são mortais;
2- Sócrates é um homem;
3-Logo, Sócrates é mortal.
No exemplo acima, através de duas proposições bem simples se tem a conclusão lógica de que Sócrates é mortal.
Aristóteles não chegou a publicar suas idéias sobre lógica em uma obra, porém a primeira obra a tratar de lógica, Orgânon, foi criada por sucessores de Aristóteles tendo como base os estudos do mesmo.

George Boole é um estudioso mais moderno, que viveu no século 19, onde ocorreram muitos avanços científicos principalmente na matemática. Ele foi o desenvolvedor da chamada álgebra booleana, e aperfeiçoou idéias sobre lógica baseando-se nos princípios da afirmação e negação e gerando combinações dos mesmos em proposições.

Gottlob Frege foi o estudioso que mais se aprofundou no estudo da lógica, criando assim um sistema de escrita matemática para proposições lógicas no qual não havia necessidade de tradução, apenas um estudo da simbologia e análise das proposições e dos conectores, com isso ele universalizou o estudo da lógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário