Hoje vou falar sobre algumas disciplinas do curso de ciência da computação da UFS(Universidade Federal de Sergipe), 3 pra ser mais preciso. Vou começar falando de programação imperativa.
PI, como é chamada a disciplina programação imperativa, serve para inicializar o estudo de produção e análise de software, ou seja, é o primeiro contato que os alunos tem com algoritmos e linguagens de programação(salvo os autodidatas). Essa disciplina é muito importante pois serve de base para várias outras pois mostra um paradigma inicial e fundamental para o desenvolvimento de software. Aparentemente não tem nada a ver com os desafios da SBC, mas como serve de base para varias outras discpiplinas, fica clara a importância de PI para a grade curricular e consequentemente para a formação do profissional da área.
Uma outra disciplina muito interessante se chama Informática Educativa, e tem tudo a ver com os desafios da SBC. Essa disciplina serve para tornar o conhecimento do profissional de ciencia da computação útil para a sociedade, ou seja, fazer com que esse conhecimento seja passado para pessoas necessitadas e para o ensino com auxílio da computação de forma geral, sendo assim uma disciplina muito importante para a formação não só profissional, mas também do caráter do estudante de ciência da computação.
Como falei de PI, que é a base de muita coisa no curso, agora falarei de PAA(Projeto e Análise de Algoritmos). Pode-se considerar PAA como sendo a busca incessante pela perfeição. consiste no estudo aprofundado de algoritmos, visando o aperfeiçoamento por parte do aluno para que o mesmo adquira excelência em sua produção de software, algo muito importante no mercado de trabalho. Ao meu ver PAA não possui nenhuma relação direta com os desafios da SBC, mas é muito importante para a formação de um bom profissional, e consequentemente pra melhorias na sociedade, visto que um bom profissional contribui mais para as melhorias socias do que um profissional menos capacitado.
domingo, 24 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário